O Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba - FÓRUM CELSO FURTADO, é uma entidade civil de direito privado e interesse social, sem fins lucrativos, que congrega pensadores de diversas áreas do conhecimento e realiza atividades e ações orientadas ao desenvolvimento econômico sustentável e socialmente inclusivo do estado da Paraíba, de forma propositiva, com criatividade, embasada em pesquisa e conhecimento científico aplicado por meio de estudo, pesquisa, educação, cultura, ações sociais e filantrópicas.  

Programa Economia em Alta
19-12-2023

Estratégias para o Desenvolvimento do Nordeste
SEMINÁRIO

SEMINÁRIO II

15 de setembro de 2023

A transposição do Rio São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica da América Latina. A obra tem como objetivo principal levar água para regiões do Nordeste setentrional brasileiro que sofrem com a seca e a escassez de recursos hídricos. No entanto, agora que a obra está praticamente concluída, é necessário debater o que fazer com a água da transposição. 

O Seminário II – O futuro da Transposição das Águas do São Francisco. A água chegou. E agora? Como fica o esperado desenvolvimento sustentável? Promoverá um debate sobre o que fazer com a água da transposição do Rio São Francisco, tendo como eixo central a garantia do uso sustentável e justo dos recursos hídricos na região do nordeste setentrional. 

Por que participar do Seminário II?

Um seminário de alta relevância para o desenvolvimento do Nordeste Brasileiro, em especial da Paraíba. No seminário serão apresentados modelos/soluções de funcionamento e operação mais eficiente da Transposição das águas do Rio São Francisco, com  foco na garantia da segurança hídrica e impulsionamento das atividades socioeconômicas do Semiárido. Aguardamos sua presença! 

SEMINÁRIO I

29 e 30 de junho de 2022

fcf_polari_facebook.m4v

Apresentação

O Seminário promoverá um processo criativo de reflexão sobre a realidade socioeconômica do Nordeste e suas perspectivas de desenvolvimento, com necessário conteúdo técnico-científico e respaldo social e político.  Governadores, líderes políticos, empresariais e trabalhistas do Nordeste, técnico, pesquisadores e acadêmicos discutirão e fundamentarão os porquês, como e propostas de solução para o desenvolvimento da região. A ideia-força é desenvolver o Nordeste criando os pilares do novo desenvolvimentismo brasileiro.

Um processo criativo de reflexões relevantes sobre a realidade socioeconômica do Nordeste com vistas ao seu desenvolvimento.

Governadores, líderes políticos, empresários, trabalhadores e especialistas técnicos-acadêmicos-científicos do Nordeste fundamentarão os porquês, como e solução para o desenvolvimento da região.